Ligas Jurídicas – Escola de Direito do Brasil

Ligas Jurídicas

As ligas jurídicas visam proporcionar aos alunos um ambiente para o estudo e desenvolvimento de novos raciocínios prático-jurídicos, voltado à ação e ao desenvolvimento de resultados inovadores, sintonizados com temas e necessidades sociais atuais.

Portanto, não se trata apenas de obter benefício para o aluno, a partir da descoberta e aperfeiçoamento de novas habilidades e competências, mas proporcionar reflexões, respostas e produtos que possam contribuir para comunidade jurídica e a sociedade em geral.

Trata-se do diálogo tão necessário entre o meio acadêmico e a sociedade, o que é próprio do Direito como uma ciência aplicada. O espaço acadêmico encontra seu sentido e importância a partir dessas iniciativas que contemplam as necessidades sociais. É um espaço criado para

– a reflexão de questões jurídicas que circundam as relações econômico-sociais;

– a compreensão das mudanças culturais, o que impacta na constante necessidade de readaptação da lei;

– a recepção das novas tecnologias e inovações que desafiam o jurista na busca de sua definição e normatização;

– a constante adaptação jurídica que deve acompanhar as mudanças sociais, o que inclui lidar com uma sociedade em que o risco de desenvolvimento é uma realidade inafastável; sendo perceptível o constante choque de princípios e valores.

Enfim, é o desafio de repensar, revisar e resistematizar a estrutura jurídica de forma a atender à evolução humana e seus conflitos e, ao mesmo tempo, fazê-lo sem implicar na quebra absoluta da segurança jurídica. O ambiente acadêmico, nessa perspectiva, contribui para a concretização dessas ações tornando o sistema jurídico permeável aos valores sociais.